A Dacia ganha uma nova identidade visual para uma marca moderna e mais digital, mas sempre fiel ao seu ADN. O novo logo e emblema fazem jus à simplicidade e robustez da Dacia, enquanto a cor verde revela uma faceta mais virada para o exterior.

Desde a apresentação do seu plano estratégico para 2021 que a Dacia anunciou que toda uma nova página na história da marca se iria abrir! Novo logo, novo emblema, novas cores, novo território… mas sem renunciar as suas origens.

Denis Le Vot, Diretor Geral, carateriza a Dacia como “a marca que redefine, permanentemente, o que é essencial na indústria automóvel”. A marca que combina o “acessível” com o “atrativo”. Um posicionamento sempre único no mercado e que será reforçado, nos próximos anos.

A nova identidade visual

A renovada Dacia é devidamente incarnada nos novos logótipo e emblema, símbolos de uma marca singular e que continua a afirmar-se.

Estes dois elementos foram desenhados internamente pela equipa de Design, com o objetivo de expressar o essencial e as pedras angulares da marca desde a sua origem.

O logotipo, um elemento central da nova identidade visual, inspira robustez e estabilidade desde o primeiro olhar. O desenho das letras é, propositadamente, minimalista – o D é um C invertido – como se incorporasse o espírito frugal e inteligente da marca. Esta impressão geométrica do logótipo dá, à sequência de letras, um movimento de inspiração quase mecânico.

Primordial ao logótipo, o emblema representa o encontro do D e do C, como duas peças que se ligam para formar o elo de uma corrente, símbolo de solidez e da ligação. Um poderoso elemento gráfico, o emblema tornará fácil a identificação da marca mesmo à distância.

Todo o universo gráfico é deliberadamente simples e “limpo”, para relembrar que a Dacia é uma marca que se concentra no essencial. Os vários elementos que o compõem transmitem coerência ao conjunto, permitindo ao mesmo tempo a criação de conteúdos digitais enriquecidos.

A Dacia adotou o verde!

A paleta de cores, em torno de um verde-caqui, pretende evocar a proximidade da marca com a natureza, ponto de referência para os nossos clientes e um território onde os automóveis Dacia exploram, na plenitude, as suas capacidades, como é exemplo o icónico Duster.

As cores secundárias completam a gama: cores mais “terra”, como o Caqui escuro, Terracota e Areia. E duas outras cores secundárias, um laranja e um verde vivo, completando assim a paleta e acrescentando um toque mais “tecnicista”.

Lançamento em várias etapas

A partir de junho de 2021, a nova identidade da marca vai ser apresentada através de vários canais de comunicação: sites da marca, publicidade, brochuras… Os pontos de venda da Dacia adaptarão, gradualmente, a nova identidade da marca, a partir do começo de 2022. Enquanto os automóveis passam a envergar o novo logótipo e o emblema, na segunda metade de 2022.