A temática automóvel está cheia de mitos e ditos populares. Um deles é que “será que o ar condicionado ligado, o automóvel consome mais combustível?”. Vamos desvendar.

Sem mais demoras, é verdade! Circular com o Ar Condicionado ligado gasta mais combustível. Dependendo da tecnologia usada no sistema (se é digital ou analógico) pode consumir 10% ou 20% a mais.

Com o ar condicionado ligado, há uma necessidade de compensar a energia despendida para manter esse sistema activo. Portanto, há um aumento dos encargos para o motor. Ou seja, este tem de trabalhar mais para manter as suas funções.

Porém, há dois tipos de ar condicionado: o digital e o analógico.

Caso o sistema seja digital, este é desenvolvido para optimizar a refrigeração e gastar de forma mais prudente. Assim, o aumento do consumo de combustível é apenas de 10%.

Pelo contrário, se o sistema for analógico, como não tem um sistema de software incorporado, acaba por consumir mais, cerca de 20%.

E se circular com as janelas abertas?

Em primeiro lugar, conduzir com as janelas abertas e com o ar condicionado ligado não faz sentido. Além deconsumir ainda mais em alguns casos, acaba por perder o objectivo inicial de ter ligado o ar condicionado: manusear a temperatura ambiente no interior do veículo.

No entanto, se circular com o Ar Condicionado desligado, há situações em que conduzir com as janelas abertas acabam por gastar e outras em que não. Depende da velocidade a que circula e do próprio veículo em questão.

Caso circule a uma velocidade superior a 80 km/h há efectivamente um aumento dos gastos de combustível se conduzir com as janelas abertas. Isto, porque há um aumento considerável da pressão do vento na aerodinâmica do carro, assim como há um aumento da entrada do ar no interior do veículo.

Se conduzir a uma velocidade inferior a 80 km/h, a diferença de consumos entre circular com as janelas abertas ou fechadas é nula ou reduzida. Isto, porque a pressão do vento e a entrada do ar no interior do veículo, não são substanciais.

Resumidamente, a melhor solução passa por utilizar os dois sistemas em situações diferentes!