O Twingo é um dos modelos mais icónicos da Renault da era moderna. Mas sabe de onde apareceu o nome deste icónico citadino?
É um dos nomes mais reconhecidos dentro da marca Renault e passados mais de 30 anos desde a sua estreia no mercado, ainda pode ser considerado um ícone da marca francesa.
Falamos do Renault Twingo, um citadino que foi apresentado ao mundo em 1992, no Salão de Paris desse mesmo ano e lançado no ano seguinte. Uma história de amor que começou e perdura até aos dias de hoje. E o que estava para ser, originalmente, uma espécie de sucessor espiritual do famoso Renault 4 e para estar uma gama abaixo do Clio, acabou por ser algo muito, muito diferente.
Desenhado sob a direção de Patrick Le Quément, aquele que foi o “chefe” do design da Renault na altura, o Twingo foi um sucesso imediato, alcançando mais de 2,5 milhões de unidades vendidas logo na sua primeira geração.
O sucesso instantâneo deveu-se, em grande parte, ao design arrojado do pequeno Twingo, que apostava num conceito simples, prático e a um preço acessível a todos.
O Twingo tinha uma particularidade em que os bancos traseiros moviam-se e eram rebatíveis, podendo juntar-se aos da frente para formar uma autêntica cama de casal no interior. Sendo assim, podemos afirmar que o Twingo era verdadeiramente “pequeno por fora, mas grande por dentro”.
De acordo com a Renault, “o Twingo era a antítese do automóvel estatutário: a compra de um Twingo era um ato de prazer pessoal e nunca uma forma de despertar o olhar de terceiros”.
E qual é a origem do nome?
Na campanha de lançamento do modelo lia-se o slogan “Twingo, é outra atitude”. Essa atitude impunha-se no estilo e no caráter do pequeno utilitário, mas não só: o próprio nome dava corpo a essa ideia.
Isto porque o nome Twingo resulta da junção de três palavras distintas: Twist, Swing e Tango. E o que todas estas palavras têm em comum? Estas são nomes de tipos de danças, algo que para a equipa de marketing da Renault era o “casamento perfeito” com a atitude irreverente e divertida deste icónico modelo.
Posto isto, e depois de muitos milhões de unidades vendidas em todos os cantos do mundo, podemos afirmar que este nome encaixou na perfeição. Não concorda?
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