Com a chegada do Verão, são muitos os que se fazem à estrada. Para garantir que tudo corra sem problemas, deixamos-lhe estas dicas para evitar avarias incómodas.

Estamos na época mais esperada do ano: o Verão. Época de praia, calor, e as merecidas férias, o que para muitos, significa extensas viagens num curto espaço de tempo, o que acaba por sujeitar o seu veículo a percorrer a mesma quilometragem que provavelmente, em condições normais, levaria alguns meses a percorrer.

Sendo, como já era de esperar, o esforço associado a longas horas de viagem, em dias que muitas vezes as temperaturas estão excessivamente altas, onde quem acaba por “sofrer” é a mecânica. Sendo que, se esta não estiver em boas condições, corre-se o risco de uma viagem, que deveria ser tranquila, seja em família ou com amigos, terminar com o seu veículo em cima de um reboque.

Para evitar problemas, a Autoalegre deixa-lhe aqui uma série de dicas de tudo o que deve verificar antes de partir para as suas férias e através das quais pode minimizar os riscos de acabar parado na berma da estrada.

1. Revisão

Se a luz anda acesa no painel de instrumentos há algum tempo e está a planear ir de férias, talvez seja melhor passar pela oficina antes e cumprir o plano de manutenção estabelecido pela marca (cada marca e cada veículo tem o seu plano de revisões específico).

Caso a data da revisão se esteja a aproximar, o ideal será mesmo antecipar uns dias a revisão do seu veículo. É a melhor forma de confirmar se o seu carro está ou não em condições de realizar uma viagem mais longa. Para além disso, se for preciso trocar alguma peça, é sempre melhor dar algum tempo de sobra antes da data de partida para as suas férias.

2. Nível de Óleo

Como bem sabe, o óleo é essencial ao bom funcionamento do motor. Por isso, também temos umas dicas relativas a ele. O seu nível tem de se encontrar dentro dos limites estabelecidos pelo fabricante (nem a menos nem a mais, até para evitar problemas maiores). Por isso, antes de se fazer à estrada, aconselhamos a verificar o nível de óleo e, se necessário, repor. A melhor altura para verificar o óleo é deixar o carro parado (pelo menos um dia), num sítio plano. Assim, todo o óleo desce para o cárter (onde o óleo fica armazenado) e consegue verificar com mais exatidão.

3. Nível do líquido de refrigeração

Já que se fala em pôr as “mãos à obra”, aconselhamos que faça o mesmo processo com o nível do líquido de refrigeração. Atenção, falamos de líquido de refrigeração e não de água, pois esta é corrosiva, não devendo por isso ser usada no circuito de refrigeração. Caso o faça, pode estar a comprometer a longevidade do motor do seu veículo.

Tal como acontece com o óleo, também com o líquido de refrigeração tem de ser respeitado os valores impostos pelo fabricante, sendo que talvez não seja má ideia trocar o líquido de refrigeração, uma vez que há tendência para que, com o tempo, este se torne numa solução eletrolítica devido aos metais com que entra em contacto, tornando-se num agente corrosivo.

4. Travões e pneus

Outros dos componentes essenciais a verificar antes de se fazer à estrada são os travões e os pneus. Quanto aos travões, se detetar algum comportamento estranho durante a travagem (como desequilíbrios) ou se ouve aquela chiadeira, pode indicar que deve trocar as pastilhas.

Já no caso dos pneus, a primeira coisa a verificar é a sua pressão. Em seguida verificar o nível de desgaste e se ainda têm «rasto» ou se já se parecem mais com pneus de competição.

5. Luzes

Vamos ser honestos, existem poucas coisas mais desagradáveis numa viagem durante a noite do que nos cruzarmos com aqueles carros «zarolhos», em que apenas um dos faróis está a funcionar. Não concorda?

Ora, para evitar fazer parte desse grupo, aconselhamos a verificar o estado de todas as luzes do carro antes de uma viagem, principalmente se for de noite. O ideal é fazê-lo com a ajuda de alguém que fique do lado de fora a verificar se todas as luzes funcionam. Também o poderá fazer sozinho, estacionando o carro perto de uma parede de forma a ver o reflexo das luzes.

6. Limpa para-brisas e o seu líquido

Neste caso, são duas coisas a verificar. Primeiro, deve confirmar se as escovas se encontram em bom estado. Não acontece muitas vezes, mas também chove no verão e se há coisa desagradável é ter escovas do limpa para-brisas que sujam mais do que limpam ou que nos confortam com uma sinfonia de chiadeiras arrepiantes.

Em segundo lugar, verificar o nível de líquido do limpa para-brisas, pois depois de um dia passado entre estradas de terra batida junto à praia, acredite, esse líquido vai dar muito jeito, principalmente se tiver de viajar com um belo pôr-do-sol pela frente.

7. Direção

Por fim, a última dica é que verifique o estado da direção. Para o fazer, verifique se há vibrações no volante (que podem indicar uma roda desequilibrada) ou, se largando o volante numa reta plana e a uma velocidade constante, o carro vire mais para um lado do que para o outro (o que é sinónimo de uma direção desalinhada).

Caso algum destes sintomas se faça sentir, o nosso conselho é que não se faça à estrada sem antes verificar qual é a origem do problema (e, claro, resolvê-lo). É que, para além de ser desconfortável conduzir um carro com a direção desalinhada ou rodas desequilibradas, ao fazê-lo acarreta riscos no que toca a nível da segurança.

Dica extra para uma viagem sem problemas

Deve sempre tentar proteger o seu carro nas temperaturas extremas, mantendo-o na sombra durante o verão e mais resguardado no inverno.

Sendo assim, depois de seguir todas estas dicas e de se assegurar que o carro está pronto para ir ao fim do mundo, resta-nos apenas desejar-lhe uma boa viagem e que aproveite o verão da melhor forma possível!

Veja também…