Chega a altura que muitos portugueses se fazem à estrada, para as suas esperadas férias. Algo muito bom para uns, mas que pode ser muito desconfortável para outros, principalmente para aqueles que enjoam facilmente nas viagens de carro. Estas pessoas podem sofrer de algo que se chama cinetose, por outras palavras, enjoo do movimento. Se for o seu caso, nesta notícia diremos 6 dicas para que evite que isso não aconteça.

1. Condução calma

Todos temos o nosso tipo de condução e, para nós, é sempre a mais segura e estável. Porém, os passageiros podem ter uma opinião diferente.

Quando acompanhados, é muito importante ter uma condução mais suave, mais calma, mesmo que implique não ser a que estamos habituados a ter. Todos temos reações diferentes a vários estímulos e, por isso, é sempre aconselhável adaptar o nosso estilo de condução à situação, sem que este seja agressivo, repentino ou instável.

2. Comer em excesso, evitar ao máximo!

Nem todos gostamos de viagens longas, é um facto, sendo essa uma das razões pelas quais, de forma algo prejudicial, temos tendência em fazê-las de uma só vez para chegarmos ao destino o mais rápido possível.

Ou seja, se sabemos que nas próximas horas não vamos ingerir alimentos, pode levar a que se ingira mais alimentos que o recomendado antes do início da viagem. Em viagens mais longas, este é um fator a evitar.

O consumo excessivo de comida, em termos gerais, nunca é aconselhado. Então quando o combinamos com viagens longas, que podem implicar estradas em mau-estado e com algumas curvas, o mais certo é ficar enjoado.

Recomenda-se sempre que façam várias paragens durante a viagem (uma a cada duas horas é o ideal), promovendo assim o descanso do passageiro, assim como do condutor. Nestas paragens, em caso de fome, devem ser ingeridas apenas pequenas porções de comida, como peças de fruta ou outro tipo de snacks.

Evita-se assim muita comida a “balançar” no estômago, o que pode levar aos ditos enjoos.

3. Calor no habitáculo

Considerando que estas viagens longas são efetuadas durante as férias de verão, é normal estarem a temperaturas elevadas. Atualmente, e felizmente, praticamente todos os automóveis vêm com ar condicionado, o que permite manter o habitáculo a uma temperatura mais ideal: 21 ºC a 23 ºC. 

A somar a isto, é importante que o ar que circule dentro do carro seja renovado (abrir uma janela de vez em quando é suficiente).

4. À janela nem sempre é o melhor

Aqui as recomendações contradizem-se. Se uns dizem que, quando sentados atrás, é preferível ir à janela, outros afirmam que o melhor, se possível, é irmos no lugar do meio.

No caso de se ir à janela, existe o fator de ter maior facilidade em ver a paisagem do lado de fora, mas também é mais difícil fixar o olhar num ponto longínquo — temos tendência a focar em muitos pontos rapidamente, tentando “acompanhar” o movimento do carro —, o que ajuda a contribuir para o enjoo.

No segundo caso, ir ao meio, tem a vantagem de termos uma vista «limpa» para a frente, sendo mais fácil fixar um ponto longínquo na paisagem. Porém, o lugar do meio na maioria dos automóveis é o mais desconfortável, o que pode ser penoso numa viagem mais longa.

Caso um dos passageiros tenha tendência a enjoar facilmente, esse passageiro deve ir, se possível, à frente, no lugar do “pendura” — com exceção, obviamente, às crianças que não estão ainda em idade legal de o fazer. Nos lugares traseiros a probabilidade de enjoarmos é sempre maior, especialmente por serem lugares onde a visibilidade é menor.

5. Para a frente é que é o caminho

Talvez a dica mais eficaz de todas para não enjoar no automóvel é a de olhar sempre para a frente, fixando o olhar num ponto mais longínquo.

Devemos, sempre que possível, evitar olhar para baixo, o que nos dias de hoje pode ser difícil, devido aos smartphones e tablets. Para muitas pessoas a sua simples utilização pode provocar náuseas ou enjoos, que pode chegar mesmo ao ponto de acontecerem vómitos.

6. Os mais pequenos também sofrem…

Ainda que a maioria das dicas anteriores deva ser partilhada por miúdos e graúdos, existem conselhos específicos para que as crianças possam evitar o enjoo em viagem. Algumas maneiras de evitar que tal aconteça é utilizar cadeiras altas, para assim os mais novos conseguirem ficar pontos específicos no horizonte, aproveitar os horários de sono das mesmas para realizar viagens mais longas e entreter as crianças, porque assim as mesmas vão distraídas e reduz imenso a probabilidade de as mesmas enjoarem.

Esperemos que estas dicas tenham ajudado!

Veja também…