Durante vários anos, era necessário ter três documentos no carro: imposto do selo, o seguro e a inspeção periódica. O imposto de selo passou a designar-se de Imposto de Circulação e a sua colocação deixou de ser obrigatória.

No ano de 2012, o selo da inspeção periódica a sua apresentação deixou de ser obrigatório no pára-brisa mas era obrigatória traze-la consigo. Ficando assim só necessário a colocação do seguro do veículo. A partir do dia 11 de julho de 2023, também este deixou de ser necessário no pára-brisas do veículo. Mesmo sendo retirados do para-brisas do carro, é obrigatória a sua apresentação seja em meios digitais seja em papel.

Com tudo, existem duas exceções: os veículos a GPL e na Região Autónoma dos Açores. No veículo GPL é obrigatório o dístico verde para veículos aprovados em inspeção técnica. Este dístico substitui a versão azul e o mesmo deve ser colocado na traseira do veículo. Na Região Autónoma dos Açores é obrigatório o selo visível no vidro do carro relativo à Inspeção Periódica Obrigatória.

Mais informações, por favor contacte a Autoalegre!

Veja também…