Há uma app do Estado Português que permite guardar documentos e mostrá-los às autoridades quando assim forem solicitados mantendo a validade. A id.gov.pt é uma aplicação gratuita para smartphone, que permite guardar os seguintes documentos: Cartão de cidadão, carta de condução, documento único do automóvel, cartão da ADSE, cartão de antigo combatente e viúvo, cartão funcionário e BI Militar, cartão nacional de doador de sangue, cartão único portuário, cartão de profissional da cultura, cartão de assistência na doença dos militares e cartão jovem.
Assim que configurados e autentificados, os cartões passam a estar disponíveis na app que armazena não só a imagem dos documentos como os dados pessoais associados a cada cartão. A app é apenas válida em Portugal.
A app substitui os documentos físicos?
Segundo o Código da Estrada, o condutor deve ser portador dos seus documentos e da viatura. Contudo, segundo as últimas alterações legislativas, os documentos podem ser substituídos pela aplicação móvel. Para confirmar os dados, as autoridades necessitam de ler o código QR que costa na aplicação. Em caso de não conseguir fazê-lo, o condutor dispõe de 5 dias para apresentar os documentos à autoridade.
Mais informações, por favor contacte a Autoalegre!
Veja também…
- Protótipo Renault Twingo E-Tech 100% Elétrico: O icónico twingo renovado
- Novo Bigster: elevar o essencial da Dacia
- As primeiras imagens do Renault 4 E-Tech 100% Elétrico
- A Dacia vendeu o seu 1.000.000º automóvel a GPL
- Renault 5 E-Tech 100% Elétrico: as duas primeiras versões já estão disponíveis para encomenda