“Mais Duster, ainda um Duster”: O Novo Duster é o próximo capítulo da história de um modelo que se tornou referência do segmento e um ícone da Dacia que espelha tudo o que a marca representa: Robusto e Aventureiro, Essencial, mas Cool, e Eco-Smart. O Duster nasceu em 2010, foi revisto, pela primeira vez, em 2017 e chegou ao topo reescrevendo as “regras do jogo” entre os SUV.

E o Duster é uma história de sucesso: ao longo dos 13 anos de carreira, recebeu mais de 40 prémios, a sua produção é, até à data, de 2,2 milhões de unidades e continua a aumentar, enquanto a sua popularidade crescente colocou-o como o SUV mais vendido da Europa, em 2022, em todos os segmentos do mercado de particulares. Cerca de 1.000 SUV Duster saem das linhas de produção da fábrica da Dacia, em Pitesti, na Roménia, todos os dias – cerca de um por minuto!

UM DESIGN MAIS FORTE E ASSERTIVO

A Dacia reinventou o design do Duster. Continua a ter a aparência marcante que impulsionou as gerações anteriores até ao topo – especialmente o seu carácter sólido e robusto de SUV – mas leva-a mais alto, mais longe e com mais força com o novo e distinto design da Dacia. O Novo Duster orgulha-se de exibir um design renovado.

O design do Novo Duster é coerente, acompanha os tempos e combina o seu carácter aventureiro e robusto com uma vertente mais sustentável.

  • As proteções inferiores dianteiras e traseiras são tingidas na massa. Não recorrer a tinta é bom para o ambiente – e para os clientes: já que os riscos e arranhões não alteram a cor original.
  • As proteções laterais da parte inferior da carroçaria, as proteções das cavas das rodas, as marcas de identificação, os guarda-lamas, os triângulos no para-choques dianteiro e a proteção da zona traseira são fabricados com um material resistente concebido pelos engenheiros da Dacia e pelos químicos da LyondellBasell, o Starkle®. Este material, que foi revelado no concept car Manifesto, é até 20% reciclado. A sua composição inclui partículas brancas que lhe conferem um aspeto malhado, que a Dacia decidiu exibir em vez de pintar por cima (detalhes abaixo).

“Queríamos que o design exterior e interior fosse realmente consistente. O estilo tenso e resistente do interior faz-nos sentir devidamente protegidos”.

David Durand

Esta sensação vem também do novo tablier alto, vertical e grande, bem como da faixa larga. O desenho das saídas de ventilação, que se assemelham às cavas das rodas, contribui para esta sensação de coerência.

Tal como o exterior, o interior inclui tudo o que é essencial – ou seja, as características que servem um objetivo. A ergonomia foi muito trabalhada, incluindo o ecrã central de 10,1 polegadas posicionado no campo de visão do condutor e com um ângulo de 10° na sua direção. Os novos controlos da transmissão automática, associada ao motor HYBRID 140, são particularmente fáceis de utilizar. As superfícies planas do volante, em cima e em baixo, tornam-no extremamente confortável de manusear.

A PLATAFORMA CMF-B MELHORA MUITO O DESEMPENHO DO NOVO DUSTER

O Novo Duster é construído sobre a plataforma CMF-B, que está a desempenhar um papel central na estratégia industrial da Dacia. Esta plataforma competitiva e extremamente versátil foi utilizada, pela primeira vez, nos últimos modelos Sandero e Logan, e depois no Jogger. Proporciona toda a versatilidade de que a Dacia necessita para implementar, da forma ideal, o seu ambicioso plano de produtos.

Com base na plataforma CMF-B, o Novo Duster oferece mais espaço para passageiros e bagagem do que a geração anterior e é apenas ligeiramente mais comprido. A avançada engenharia da plataforma também reduz as vibrações e o ruído de rolamento proveniente da estrada, aumentando o conforto do condutor. E proporciona um salto quântico no prazer de condução, com uma ligação inigualável à estrada. E proporciona um salto quântico no prazer de condução.

A plataforma CMF-B também embarcou o Novo Duster na sua viagem para a eletrificação, uma vez que pode acomodar grupos motopropulsores que utilizam tecnologias híbridas moderadas (mild-hybrid) e totalmente híbridas (full-hybrid).

ROBUSTO E AVENTUREIRO: O NOVO DUSTER É MAIS ARROJADO DO QUE NUNCA

As capacidades todo-o-terreno do Novo Duster não têm paralelo no mercado dos 4×4 não especializado (“não especializado” significa automóveis 4×4 sem transmissões de relações mais curtas, as chamadas redutoras), pelo que os fãs do ar livre podem desfrutar dele sem qualquer preocupação.

CAPACIDADES TODO-O-TERRENO MELHORADAS COM A VERSÃO 4X4

O Novo Duster está disponível com a transmissão 4×4 Terrain Control, que inclui 5 configurações de condução:

  • AUTO: a transmissão distribui, automaticamente, a potência entre os eixos dianteiro e traseiro, em função da tração das rodas e da velocidade.
  • SNOW: otimiza a trajetória, em estradas escorregadias, com regulações específicas do ESC e controlo de tração.
  • MUD/SAND: para terrenos instáveis.
  • OFF-ROAD: para um desempenho de topo em terrenos difíceis, muito semelhante ao modo 4×4 Lock do Duster atual, mas com a vantagem adicional de distribuir automaticamente e, de forma otimizada, o binário pelas rodas dianteiras e traseiras, em função da aderência e da velocidade.
  • ECO: otimiza o consumo de combustível, regulando o ar condicionado e o desempenho do automóvel. Maximiza a distribuição do binário nos eixos dianteiro e traseiro para limitar o consumo de combustível, enquanto se adapta à aderência da estrada.

Altura ao solo: 217 mm (distância entre eixos) na versão 4×4, a mais elevada do mercado.

Ângulos de ataque e de saída para ultrapassar ainda mais obstáculos na versão 4×4: até 31° à frente e 36° atrás e 24° para o ângulo ventral.

Controlo de velocidade em descidas, especialmente útil em terrenos acidentados e em declives acentuados. O sistema atua principalmente sobre os travões para manter a velocidade do automóvel sob controlo (com base nas indicações do condutor) entre os 0 e os 30 km/h. O sistema entra em ação independentemente da relação de velocidade (incluindo a marcha-atrás), pelo que o condutor pode ignorar o pedal do acelerador e do travão e concentrar-se no volante.

Novo sistema de informação de Todo-o-Terreno. Durante a condução fora de estrada, pode ser apresentada uma variedade de informações especialmente úteis no ecrã central de 10,1 polegadas:

  • Inclinação lateral
  • Ângulo de inclinação em subidas e descidas
  • Distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro (4×4)

RELAÇÃO QUALIDADE/PREÇO AINDA INIGUALÁVEL NO MERCADO

  • O Novo Duster continuará a cumprir a promessa da Dacia de uma boa relação qualidade-preço. Combinará os preços mais acessíveis do seu segmento, com um compartimento de passageiros maior do que nunca, transformando-se no melhor “negócio” do mercado.
  • Contará com mais tecnologia, incluindo um novo painel de instrumentos digital de 7 polegadas, um novo ecrã tátil central de 10,1 polegadas e um novo sistema de infoentretenimento.
  • E o Novo Duster será mais inteligente do que nunca: por exemplo, virá com barras de tejadilho modulares e o inteligente sistema de acessórios Dacia YouClip.

Veja também…