A história da Autoalegre, Automóveis de Portalegre, S.A. teve início na década de 60 quando Laurindo Mendes de Matos, um apaixonado pelo ramo automóvel, fundou a Auto Mecânica Alpalhoense.
Com apenas 4 empregados, a Auto Mecânica funcionava na pequena localidade de Alpalhão e dedicava-se à comercialização e reparação de automóveis. Em 1970 celebrou o seu primeiro contrato com a marca Renault. Comercializou igualmente Tratores da marca Renault, Kubota e David Brown, camionetas da marca OM, Gadanheiras e Alfaias Agrícolas da marca BCS. Em 1973 inaugurou um pequeno stand para exposição de três viaturas, na rua mais movimentada da cidade de Portalegre (Rua do Comércio). Anos mais tarde, em 1976, adquiriu novas instalações numa das principais ruas da cidade de Portalegre (Avenida da Liberdade), com o objetivo de expandir o negócio nas áreas de automóveis novos e usados, peças e implementar o Serviço Pós-Venda.
Em 1982 foi então constituída a sociedade Autoalegre, Automóveis de Portalegre, Lda e, em 1984, adquirido um terreno na Zona Industrial para, em 1986, serem construídas de raiz as instalações que iriam permitir continuar a representar, condignamente, a marca Renault.