Teoria e prática

A autonomia teórica é a distância percorrida entre autonomia teórica é a distância percorrida entre a bateria carregada a 100% e a bateria descarregada a 0%. Esta é calculada através do protocolo WLTP e serve de referência e de comparação entre os automóveis. É importante saber que a autonomia WLTP assenta em fatores que se aproximam das condições reais de condução sem, no entanto, serem totalmente representativos.

Autonomia real

A autonomia real depende das condições exatas de circulação e será, portanto, algumas vezes inferior ao valor homologado. O seu estilo de condução, as estradas que percorre, os locais e as condições meteorológicas dos seus trajetos irão determinar a autonomia do seu automóvel elétrico, tal como acontece com um automóvel térmico.

Por exemplo, em autoestrada, a autonomia diminui cerca de 25 %, pois as condições de circulação requerem um consumo energético maior do que no ciclo WLTP.

WLTP, o que significa?

Significa «Worldwide harmonized Light-Duty vehicles Test Procedure», implementado em 2017. Trata-se de uma norma mundial que visa aproximar-se das condições reais de condução, harmonizando os testes realizados. Tem como objetivo fornecer dados precisos e comparáveis de todas as marcas. O protocolo WLTP permite, deste modo, medir a autonomia, o consumo elétrico e as emissões de CO2 e de poluentes em relação aos automóveis térmicos.

Veja também…